Codemountain, Paulo Suzart's Blog

Aleluia, EJB 3.1

leave a comment »

Pessoal, eu não pude me conter com o título do post. Estava dando uma lida num artigo no The Server Side sobre a nova versão EJB que deve vir acompanhando o JEE 6.

Uma coisa que me empolga é o fato de que o JCP vem se aproximando da comunidade para conseguir feedbacks em tempo de especificação.

Por exemplo, por que não termos @TransactionRequired, @RequiresNewTranscation , etc ao invés do atual @TransactionAttribute(MANDATORY)? Coisas simples que ajudam no dia-a-dia do desenvolvedor, além de parecerem realmente óbvias.

E por que mesmo ser obrigado a implementar uma interface quando se quer usar sessions? Na nova versão, esta será uma etapa opcional. A intenção é deixar o desenvolvimento com EJBs com pojos simples cada vez mais próximos à realidade da sua aplicação. Acredito que isso é um a demonstração do amadurecimento do JEE. E quem não lembra do livro Tutorial do J2EE? Quando olhamos pra aquele livro hoje, vemos o quanto tudo evolui muito, se tornou mais simples, mais amigável, e principalmente mais inteligente. Pode ser que seja o curso natural das coisas.

Desde o lançamento do JBoss Seam, com o um forte apelo ao uso de EJBs 3 como correspondente a actions do Struts, a tecnologia Enterprise Java Beans se apresenta mais “leve” que as vesões anteriores. Pra a nossa surpresa, a versão EJB 3.1 inclui ainda a possibilidade de termos nossos objetos de negócio deployados diretamente em containers servlet como o Tomcat, com direito a inclusão do ejb-jar.xml no /WEB-INF e ejb.jar no /WEB-INF/lib.

Ao ler o artigo no The Server Side, observe o nome de uma personalidade: Gavin King. Este rapaz está simplesmente revolucionando muita coisa dentro do mundo java desde o lançamento do Hibernate, mais recentemente o JBoss Seam com Pojos sendo componentes do framework, com uma revolucionária integração com Facelets e novas visões na arquitetura de aplicações JEE. E por último este mesmo vem aprontando: WebBeans. Definitivamente eu não sei onde tudo isso vai parar. Uma nova especificação JEE está sendo preparada e já está no forno tornando JSF + EJB trabalhando de forma mais coesa e produtiva.

Enquanto escrevo este post, já venho me perguntando como tudo isso vai se juntar ao SCA da OASIS,  especificação que conta com alguns participantes também presentes JSR 299: Web Beans, como a Oracle. Mas este assunto fica pra um próximo post. 

Vale a pena conferir os links do artigo.

Written by paulosuzart

janeiro 27, 2008 às 5:30 am

Publicado em Java

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: